Edital Lei Paulo Gustavo em Jataí registra um total de 81 inscrições.

A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), registrou um expressivo número de inscrições para projetos culturais pela Lei Paulo Gustavo. Com apenas um edital  prevendo 3 categorias, aberto em 17 de novembro e encerrado no último domingo (17/12),  às 23h59, recebendo um total de 81 propostas, predominantemente de pessoas físicas, sendo 40,7% da categoria de demais áreas, 39,5% da audiovisual e 19,8% da premiação. De todos os inscritos, 57 jataienses serão beneficiados com esse recurso Federal, que soma um total de R$ 740.000,00 (setecentos e quarenta mil reais), valor histórico investido no fomento cultural na cidade. O recurso permitirá a estes fazedores de cultura local investirem em todos os segmentos artísticos com produção, criação, circulação, formação, difusão, pesquisa, dentre outros.

A secretária Emília Tereza anunciou com surpresa diante do recorde de inscritos que a SMC recebeu até hoje. “A classe artística jataiense é merecedora e está mais próxima e participativa. Esse número expressa a notória atenção que devemos ter com os fazedores de cultura de nossa cidade, a qual merece todo nosso apoio. Os artistas enfrentam desafios significativos no pós-pandemia e essa lei veio complementar com os recursos locais para suprimir essas dificuldades. Acredito que nosso Prefeito ficará feliz com essa notícia e isso reforça a necessidade de fomentar ainda mais a cultura local para nutrirmos e entretermos nossa gente, e a quem nos visita, com arte e cultura. Esperamos que esse valor destinado à  cultura da nossa cidade seja integralmente aproveitado em seu benefício”, declarou a Secretária.

O Edital propõe a seleção e o fomento a projetos culturais visando auxiliar à classe artística jataiense e incentivar a retomada e continuidade econômica do setor cultural, estimulando o desenvolvimento de novas produções, premiando artistas e propondo a difusão de trabalhos.

Jataí conta com uma comissão colaborativa que atua em conjunto com a SMC para auxiliar nos processos e avaliar os projetos nas etapas subsequentes do cronograma. Com as inscrições encerradas, uma equipe especializada procederá a análise técnica de todos os projetos, respeitando estritamente os prazos estipulados no edital. O compromisso é assegurar que as avaliações sejam realizadas em conformidade com todas as exigências e considerações estabelecidas no edital.

A equipe técnica solicita que todos os inscritos verifiquem o recebimento de e-mail contendo o protocolo da inscrição, até o dia 19/12. O resultado preliminar será anunciado ainda nesta semana, dia 21/12 (quinta).  O resultado final está previsto para o dia 27/12 (quarta) e os repasses previstos para janeiro de 2024. Mais detalhes sobre as etapas do processo podem ser conferidas no Edital nº 004/2023, pelo site da Pasta (jatai.go.gov.br/cultura).

E mais uma excelente notícia: a SMC informa à classe cultural que em janeiro de 2024 será lançado o Edital nº 001/2024 – Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Jataí. Preparem-se para a elaboração de mais projetos!

Para auxiliá-los ainda no processo de seleção da Lei Paulo Gustavo, a Secretaria mantém disponível todos os canais de atendimento para tirar as dúvidas. Seguem abertos os agendamentos para o “Tira Dúvida Lei Paulo Gustavo”, mediante prévio agendamento online em nosso site (www.jatai.go.gov.br/cultura), pelo e-mail editais.cultura@jatai.go.gv.br e WhatsApp (64) 3632-4140 com o assunto “Informações Edital Paulo Gustavo”. O Centro Cultural Basileu Toledo França está localizado na Av. Goiás, 1433 – Vila Progresso.

Acesse todas as informações clicando aqui

Acesse a Errata 01 clicando aqui