SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

O que é o SIM
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL

A sigla SIM significa Serviço de Inspeção Municipal, sendo este o órgão municipal que controla a qualidade dos alimentos de origem animal destinados ao consumo humano, como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces. Para isto, monitora a matéria prima, o local e a higiene da industrialização, a armazenagem; certificando com selo de garantia estes produtos.

Importância?
Facilita/estimula a legalização das agroindústrias de pequeno e médio porte; oferece aos consumidores alimentos com mais qualidade e segurança e agrega valor aos produtos, gerando emprego e renda. Além disso, proporciona a participação destas pequenas e médias agroindústrias em outros mercados, especialmente os institucionais, como por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA.

O SIM em Jataí
Foi criado pela Lei Municipal n°3206, de 30 de Agosto de 2011 e regulamentada pelo Decreto Municipal n°965 de 17 de Junho de 2014. Essa Lei, determina a inspeção em empresas que produzem, manipula, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionem ou embalem produtos de origem animal destinados a consumo humano, avaliando e fiscalizando as condições higiênico-sanitária dos produtos, normatizando o registro de rótulos e produtos e fiscalizando o trânsito destes alimentos.

Como obter o certificado do SIM
1° Passo: Os produtores devem procurar o SIM Jataí, localizado à Rua 31 de maio, 428 – Setor Epaminondas ou se informar pelo telefone n° (64) 3632-4062 email sim.agricultura@jatai.go.gov.br;
2° Passo: Providenciar a documentação solicitada;
3° Passo: Adequar o estabelecimento para proporcionar condições higiênico-sanitária satisfatórias; e
4° Passo: Adequar o rótulo do produto que deseja certificar à legislação específica.

Endereço: Rua 31 de maio, 428 – Setor Epaminondas
E-mail: sim.agricultura@jatai.go.gov.br