SECRETARIA DE CULTURA

Unidades
SECRETARIA DE CULTURA

 

Endereço: Rua Castro Alves, 468 – Centro
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas e Sábado: 8h às 11 horas
Contatos: (64) 3632-4048 / Celular: (64) 98437-4175

Museu de Arte Contemporânea

O casarão com arquitetura em estilo colonial, mas com influência libanesa, foi construído em 1893 pelo libanês Alexandre Gabriel Alfaix com o objetivo de se instalar com sua família em Jataí.

Durante muitos anos esse casarão abrigou diversas atividades. Ficou abandonado por um tempo até que em 1995 o então proprietário Magide Alfaix fez a doação do casarão para a Prefeitura Municipal com o objetivo de transformá-lo em espaço de resgate histórico e promoção cultural.

No dia 15 de maio de 1995, foi instituído o Museu de Arte Contemporânea de Jataí. A partir desta data tornou-se uma instituição cultural sem fins lucrativos, políticos ou religiosos e com o objetivo de colecionar, documentar, estudar, conservar, incentivar e divulgar a arte contemporânea através de exposições, Salão Nacional de Arte, cursos, oficinas, palestras, conferências, exibições de filmes e ações pedagógicas, tornando-a acessível ao maior número de pessoas possível, cumprindo sua função social e de lazer.

O MAC possui um acervo expressivo dentro do cenário artístico nacional.

Neste ano de 2021, recebeu uma premiação do SESC, a nível nacional, pelo trabalho desenvolvido em Arte e Educação.

Centro Cultural
Basileu Toledo França

O Centro Cultural Basileu Toledo França recebeu esse nome em junho de 2002, na gestão do prefeito Humberto Machado, com o objetivo de homenagear Basileu Toledo França, que nasceu em Jataí em 18 de setembro de 1919 e faleceu em Goiânia em 22 de novembro de 2003. Jornalista, historiador e escritor de vários romances históricos.

O Centro Cultural, prédio de dois pavimentos e arquitetura moderna, está localizado à Av. Goiás, nº 1433, região de grande movimento e fácil acesso, tendo ao fundo um bosque com árvores e arbustos; grande variedade de pássaros; macaquinhos e, ainda, a Praça do Olho d’Água, com uma importante nascente preservada.

No prédio funciona a Biblioteca Municipal Dante Mosconi, a Secretaria Municipal de Cultura e, desde o início de 2021, a Escola de Teatro e Dança. Há também o auditório Maria Eloá, ambientes para estudo, sala para cursos de informática, sala de literatura infantil para Contação de histórias, espaço para exposições. Além das aulas de dança, há também aulas de judô, pilates, yoga e ginástica artística. Essas atividades são gratuitas, com número reduzido de alunos e com todas as medidas exigidas de distanciamento e higienização.

O Centro Cultural Basileu Toledo França e a Biblioteca Dante Mosconi são uma instituição de regime especial, subordinada à Secretaria Municipal de Cultura. Juntos, formam um complexo educativo cultural, sem fins lucrativos e com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural no Município.

 

Endereço: Av. Goiás, 1433 – Centro
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas
Contatos: (64) 3632-4037 / (64) 3632-4042

 

Endereço: Av. Goiás, 1433 – Centro
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas
Contatos: (64) 3632-4138  / WhatsApp: (64) 9 9614-8421

Biblioteca Municipal
Dante Mosconi

A Biblioteca Pública Municipal foi criada em 15 de agosto de 1968, e passou, posteriormente, a denominar-se Biblioteca Municipal Dante Mosconi. Está localizada no Centro Cultural Basileu Toledo França, juntamente com a Secretaria Municipal de Cultura.

Possui um acervo de mais de trinta mil livros, todos cadastrados e intensamente utilizados tanto por leitores infantis quanto por jovens e adultos. Nela há salas de estudo, sala de Contação de histórias, especialmente preparada para as crianças. Além desse acervo, possui a Biblioteca virtual com o mesmo nome, possibilitando o acesso a e-books e audiolivros e ainda a cursos on-line totalmente gratuitos.

Cursos on-line gratuitos oferecidos pela Biblioteca/Recode: www.recode.org.br/cursos
Apoio: Recode Conecta

Biblioteca virtual:
www.biblioteca-dante-mosconi.tocalivros.com

Museu Histórico Francisco Honório de Campos

O Museu Histórico Francisco Honório de Campos foi inaugurado, oficialmente, no dia 14 de maio de 1994, tendo como sede um sobrado construído por volta de 1883.

Todo o acervo do Museu tem favorecido às pesquisas e estudos, além de ações educativas proporcionadas às escolas que o visitam, pois possui um rico material arqueológico. Em 2015, o Museu tornou-se uma instituição endossante pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para guarda de acervos arqueológicos oriundos de projetos de licenciamento ambiental.

Desde 1999, o Museu histórico tem publicado um boletim anual, cujo objetivo é a divulgação dos resultados de estudos e pesquisas com foco na museologia, na educação e na história regional.

O Museu Histórico Francisco Honório de Campos é uma referência regional e nacional devido ao acervo que possui.

 

Endereço: Rua José Manoel Vilela, 286 – Centro
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas e Sábado: 8h às 11 horas
Contatos: (64) 3632-4049

 

Endereço: Parque Ecológico JK
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas e Sábado: 8h às 11 horas
Contatos: (64) 3632-4137

Memorial JK

A ideia da criação do Memorial JK de Jataí está associada ao projeto de transferência da Capital Federal para o Planalto Central, pois foi aqui, em Jataí, no dia 04 de abril de 1955, que Juscelino Kubitschek assumiu o compromisso de criar a nova capital federal do Brasil, diante de uma pergunta do jataiense, Antônio Soares Neto, o “Toniquinho JK”.

O Memorial JK, inaugurado em 12 de setembro de 2003, com a presença da neta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, é um dos pontos turísticos, que tem atraído visitantes, estudantes, pesquisadores de todas as regiões do Brasil e do mundo.

O prédio, construído no governo de Humberto Machado, tem uma arquitetura moderna e fica em uma grande área, em meio ao parque ecológico JK e à margem do lago com uma roda d’água em destaque. Esse espaço de singular beleza tornou-se para nossa cidade um dos locais preferidos para caminhadas esportivas e momentos de lazer das famílias.

O Memorial JK possui um rico acervo sobre a história de Juscelino Kubitschek e como começou, em Jataí, o compromisso do Presidente em mudar a capital federal para o Planalto Central do Brasil.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão localiza-se em uma antiga farmácia, em um prédio histórico da primeira metade do século XX. É fruto do esforço da Associação dos Artesãos de Jataí, criada em 28 de abril de 1999, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que realizou o tombamento do prédio da antiga Pharmácia Novo Horizonte, para o funcionamento da Casa do Artesão em maio de 2004.

Abriga o trabalho de centenas de artesãos, que utilizam como matéria prima: tear, palha de milho, fibras de bananeira, cabaças, madeira; e realiza diversos cursos e exposições abertos à comunidade, cumprindo assim seu papel social.

A administração municipal responsabiliza-se pelo material de trabalho, equipamentos, funcionários e subsídios para o funcionamento da Casa. Assim, os artesãos não possuem nenhum custo para comercializarem seus produtos. Essa iniciativa proporcionou o crescimento de diversas modalidades de artesanato, fazendo com que Jataí se destacasse como uma das quatro cidades goianas com melhor artesanato.

Atualmente, a associação dos artesãos conta com mais de 300 membros e alguns desses participam de feiras em todo o país e se integram à Central do Artesanato Goiano e ao PAB - Programa de Artesanato Brasileiro.

 

Endereço: Av. Brasil, 610 – Centro
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas e Sábado: 8h às 11 horas
Contatos: (64) 3632-4009
E-mail: casa.artesao@jatai.go.gov.br

 

Endereço: Av. Brasil, 591 – Centro
Horários de Atendimento: Segunda a Sexta: 8h às 17 horas
Contatos: (64) 3632-4123

Escola de Música
Nestor Garcia de Assis

Nestor Garcia de Assis nasceu na região da Campeira, no município de Jataí. Manifestou desde muito cedo, interesse pela música. Tão logo se mudou do campo para a cidade, tornou-se aluno do professor Maromba. Seu envolvimento com a música fez com que desse origem ao nome da Escola de Música, que funciona desde 2004 em um prédio tombado como Patrimônio Histórico do Município.

Oferece aulas gratuitas e atende a alunos a partir de dez anos. Há aulas de violão, teclado, saxofone e flauta.

Além de ministrar aulas para alunos que pretendem aprender a tocar algum instrumento, há também alunos que, por indicação médica, usam a música como terapia.

Estação Cidadania

A Estação Cidadania é uma parceria entre a União e o município de Jataí. É um espaço com ações culturais e programas, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital.

A unidade da Estação Cidadania está localizada no bairro Mauro Bento. A Secretaria da Cultura, A Secretaria do Esporte e a do Desenvolvimento Social e Cidadania são parceiras nas atividades realizadas na Estação.

Devido à pandemia, as atividades ficaram suspensas e estão, agora, retornando com um número limitado de participantes. São oferecidas aulas de dança (balé, jazz, ginástica artística), práticas esportivas diversas (iniciação esportiva, basquete, futsal, handebol, pilates, yoga). Além dessas atividades, há o laboratório de informática.

O espaço da Estação Cidadania promove vários outros momentos que envolvem a família, que moram nos bairros próximos, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.

 

Endereço: Rua 11, 614 – Residencial Mauro Bento
Contatos: (64) 3631-0570

Secretaria de Cultura
Av. Goiás, 1433 – Centro
Atendimento: 8h às 11h | 13h às 17h
Telefone: (64) 3632-4037 | 3632-4042
E-mail: cultura@jatai.go.gov.br